top of page
smiling-young-african-man-sitting-coworking-chatting-by-phone.jpg
logo.png

Vida saudável, novidades, e curiosidades para a sua saúde e bem-estar! 

Os principais benefícios do óleo de coco

  • Foto do escritor: Base
    Base
  • 20 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Diminui o colesterol

O óleo de coco é rico em ácidos graxos, como o ácido láurico e o ácido oleico, que possuem ação hipocolesterolemiante, já que ajudam a diminuir os níveis de colesterol LDL e os triglicerídeos no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, como aterosclerose e infarto do miocárdio.


Combate infecção por vírus

O óleo de coco contém ácido graxos de cadeia média, como o ácido láurico e seu derivado, a monolaurina, que atuam contra alguns vírus, inativando seus efeitos e ajudando no tratamento das doenças associadas, como sarampo, estomatite vesicular e citomegalovírus.


Ajuda a combater a candidíase

Alguns estudos indicam que o óleo de coco contém ácidos graxos com propriedades antifúngicas que ajudam a diminuir o desenvolvimento e crescimento da Candida sp. Assim, o óleo de coco poderia ser indicado com o objetivo de complementar o tratamento indicado pelo médico.


Manter a pele saudável

O óleo de coco possui propriedade hidratante ajudando a melhorar o aspecto da pele seca e áspera. As propriedades antioxidantes do óleo de coco ajudam a atrasar o aparecimento das rugas e a flacidez da pele que podem ser resultado do envelhecimento.


Cuidar do cabelo

O óleo de coco é um dos melhores nutrientes para o cabelo, pois fornece proteínas essenciais para nutrir o couro cabeludo, favorecendo o crescimento de fios saudáveis. Por isso, o óleo de coco é muito utilizado na indústria para a fabricação de diversos produtos, como condicionadores, óleo para os fios e máscaras de hidratação.


Ajuda no emagrecimento

Alguns estudos indicam que o óleo de coco contribui na perda de peso, já que contém ácidos graxos de cadeia média. Essas moléculas de gordura passam pelo fígado, onde são utilizadas para produzir energia e aumentar o gasto energético. A energia produzida é utilizada pelo cérebro e coração, não sendo armazenada no tecido adiposo na forma de gordura e favorecendo a oxidação das gorduras.


Ajuda a regular a glicose no sangue

Os ácidos monoinsaturados e os compostos antioxidantes presentes no óleo de coco melhoram o funcionamento das células beta do pâncreas, que são responsáveis por liberar insulina no organismo. A insulina é o hormônio necessário para equilibrar os níveis de açúcar no sangue, sendo um alimento importante para prevenir e controlar a diabetes.


Ajuda a tratar o Alzheimer

Os ácidos graxos de cadeia média presente no óleo de coco tem um potencial para atuar na prevenção e no tratamento da doença de Alzheimer, já que esses ácidos graxos são facilmente absorvidos, metabolizados pelo fígado e convertidos a corpos cetônicos, funcionando como uma fonte alternativa de energia, ajudando na função cognitiva.

Aqui na Base Mercado Saudável, você encontra diversas opções de óleo de coco!

Vem pra #asuabase

Comments


bottom of page